Como tratar a depressão 10 formas auxiliares - Psicóloga SP
O Tratamento da depressão deve ser feito de maneira ordenada: começando sempre pelo psiquiatra, que poderá ou não indicar medicamentos; em seguida, o tratamento com psicólogo que pode ajudar a compreender quais as variáveis são responsáveis pelos mecanismos da depressão.
Salientando que a depressão tem 3 níveis:
- Leve;
- Moderada;
- Grave.
Não tente tratar da depressão sem a ajuda de um profissional qualificado. Saiba quando procurar terapia, para ter uma vida com mais qualidade.
Como tratar a depressão:
10 formas auxiliares
Além da Psicoterapia, é importante:
- Consultar um Psiquiatra para saber a gravidade do caso;
- Buscar uma Psicóloga experiente em tratar casos de depressão;
- Passar em uma consulta com nutricionista, para consumir alimentos que possam ajudar a reduzir o quadro;
- Fazer um exame clínico: para saber como estão as taxas hormonais, de glicose, pressão arterial, vitaminas, etc.
- Começar ou retomar atividades físicas para resgatar a autoestima;
- Fazer leituras edificantes, evitando leituras catastróficas;
- Ter contato com a natureza, a terra, o sol, os animais e as plantas;
- Assisitir programas edificantes, evitando conteúdos catastróficos;
- Buscar acolhimento dos entes queridos;
- Adotar práticas meditativas.
Tratamentos Psicológicos recomendados para depressão
- Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): é uma das terapias mais eficazes para a depressão. A TCC ajuda o paciente a identificar e modificar pensamentos negativos, crenças limitantes e comportamentos disfuncionais que contribuem para a depressão.
- Psicoterapia Interpessoal (IPT): é uma abordagem que se concentra nas relações interpessoais do paciente. Ajuda a melhorar a qualidade das relações do paciente e a ensinar habilidades sociais que podem ajudar a prevenir a depressão.
- Terapia do Esquema: esta abordagem terapêutica ajuda a identificar e mudar esquemas cognitivos negativos profundos que podem contribuir para a depressão. A terapia do esquema geralmente é usada em combinação com outras abordagens terapêuticas.
- Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (TCBM): é uma combinação de TCC e mindfulness, que se concentra em ajudar o paciente a desenvolver habilidades de mindfulness para lidar com a depressão.
- Terapia Comportamental Dialética (DBT): é uma abordagem terapêutica que se concentra em ajudar o paciente a desenvolver habilidades de regulação emocional e tolerância ao estresse para lidar com a depressão.
- Medicamentos antidepressivos: incluem inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (IRSN) e antidepressivos tricíclicos (ATC). Os antidepressivos podem ajudar a aliviar os sintomas da depressão.
- Terapia de luz: envolve a exposição a luz artificial brilhante para ajudar a aliviar os sintomas da depressão sazonal.
- Exercício físico: pode ajudar a melhorar o humor e reduzir os sintomas da depressão. É frequentemente recomendado como complemento à terapia e medicação.
- Suplementos nutricionais: alguns suplementos nutricionais, indicados pelo nutricionista, podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e aliviar os sintomas da depressão. No entanto, é importante consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento.
Como tratar a depressão 10 formas auxiliares - Psicóloga SP
Leia também
- O Que Falar numa Sessão de Terapia: Dicas para uma Comunicação Efetiva
- Psicólogo Clínico: O Que É e o Que Faz na Prática
- Psicóloga Cognitivo-Comportamental em SP: Caminho para a Transformação
- Bons Psicólogos: Como Reconhecê-los e Escolher o Melhor para Você
- Por que a Ansiedade Social Pode Ser Tão Debilitante?
- Tratamentos Psicológicos: Entendendo Suas Opções
- Quando a Psicoterapia Funciona: Indicações e Eficácia
0 Comentários